A E3 é o maior evento anual da indústria de videogames. Cada empresa coloca as suas cartas na mesa, e todos os jogos mais esperados para o próximo ano ficam em exibição. O fracasso não é uma opção.
E não importa o quão altas fossem as apostas, a Nintendo conseguiu superá-las em sua conferência na E3 2010.
Desfrutando de boas vendas tanto do Wii quanto do portátil Nintendo DS, ela tinha vários motivos para estar confiante e ambiciosa. Mas havia também motivos para preocupação. Tanto a Sony quanto a Microsoft, cujas promessas das conferências da E3 2010 nós também verificamos, estavam revelando controles de movimento, uma área na qual a Nintendo era tanto pioneira quanto soberana.
Como resultado de tudo isso, a “Big N” passou sua apresentação na E3 2010 prometendo uma renovação em três séries clássicas, além de anunciar um novo console portátil. Um ano depois, vamos ver se eles tinham ou não razão para serem tão ousados.
Logo de cara, a Nintendo jogou na nossa cara uma prévia do próximo jogo da série Zelda. The Legend of Zelda: Skyward Sword foi apresentado por ninguém menos que Shigeru Miyamoto. E apesar de algumas dificuldades técnicas durante a apresentação, o maior designer de jogos da Nintendo nos prometeu que o jogo estaria pronto “no próximo ano”, ou seja, 2011.
Resultado: Provavelmente, verdade. Não temos muitas notícias sobre Skyward Sword ultimamente, mas isso não significa necessariamente que o jogo não estará pronto até o final do ano. Só é difícil não se perguntar se Skyward Sword não vai acabar sendo atrasado para se tornar um jogo de lançamento para o Project Café (o sucessor de Wii) ou, talvez, obter o tratamento que Twilight Princess obteve, com duas versões em consoles distintos.
A Nintendo nos provocou com uma nova versão da clássica série de jogos de basquete NBA Jam, o primeiro de muitas “ressurreições” que eles iriam mostrar naquele dia. Muito pouco sobre o jogo foi mencionado, mas eles anunciaram uma “versão exclusiva” para Nintendo do Wii.
Resultado: NBA Jam foi eventualmente lançado para a PS3 e Xbox 360, deixando de ser exclusivo. Mas, tecnicamente, a Nintendo não disse que o jogo seria exclusivo para Wii, apenas que haveria uma “versão exclusiva”. Dito isso, quase todos os jogos multiplataforma que são lançados no Wii são, tecnicamente, uma “versão exclusiva.” Então a Nintendo não mentiu, mas foi bem malandrinha.
A Nintendo anunciou que um novo jogo de esportes estrelando o seu mascote faz-tudo, chamado Mario Sports Mix, seria lançado em 2011.
Resultado: Dito e feito. Mario Sports Mix chegou às lojas dos EUA em 07 de fevereiro de 2011.
Durante a conferência, a Nintendo disse que a próxima empreitada ultra-casual do Wii seria Wii Party. Eles mostraram que o jogo seria um conjunto de minigames estrelando Miis, e indicaram que o jogo estaria nas prateleiras no natal de 2010.
Resultado: O jogo foi lançado em outubro de 2010, antes do previsto pela Nintendo. Tecnicamente, então, a empresa estaria errada. Mas vamos deixar passar essa.
A Big N lembrou aos jogadores que estavam apaixonados por Dance Central, mostrado durante a apresentação da Microsoft, de que ela foi a primeira a trazer jogos de dança sem botões no chão para os consoles. Ela anunciou que Just Dance 2 seria lançado no terceiro trimestre como um exclusivo de Wii.
Resultado: Sabendo que (excluindo os fãs da Valve) os fãs dos jogos de dança são os mais temperamentais entre todos os gamers, a Nintendo fez questão de lançar JD2 no prazo. O jogo saiu no dia 12 de outubro.
A Nintendo mostrou um diversas séries antigas em 2010, como você pode ver. O próximo nas paradas de sucesso foi Golden Sun: Dark Dawn, a continuação do célebre RPG para Nintendo DS. A Nintendo disse que ele estaria pronto até o fim de 2010.
Resultado: Golden Sun: Dark Dawn chegou às lojas em 29 de novembro. Mais um ponto para a Nintendo.
O relançamento para Wii do clássico 007: Goldeneye de Nintendo 64 foi, para mim, uma das maiores decepções de 2010. Ainda assim, quando a Nintendo mostrou o primeiro trailer do clássico revivido eu estava tão extasiado quanto todos os outros. A Nintendo disse especificamente que GoldenEye sairia em novembro de 2010.
Resultado: Eles não deixaram ninguém esperando. GoldenEye chegou às lojas no dia 02 de novembro de 2010.
O respeitado designer de jogos Warren Spector nos mostrou alguns dos diversos tipos de ambientes de Epic Mickey, um exclusivo para Wii. A Nintendo disse que o jogo estaria disponível até o fim de 2010.
Resultado: Mais uma vez, a Nintendo manteve sua palavra. Epic Mickey foi lançado no dia 30 de novembro de 2010.
A Nintendo arrancou Kirby de sua aposentadoria, colocando-o em um jogo de plataforma para o Wii chamado Kirby’s Epic Yarn. Era o primeiro jogo estrelado por Kirby em um console nos últimos sete anos. A bolha rosa mutante foi trazida de volta em grande estilo, ostentando uma nova temática baseada em barbantes e tecidos. A Nintendo afirmou que Kirby’s Epic Yarn chegaria às lojas até o fim da nossa primavera.
Resultado: Epic Yarn chegou no prazo, em 17 de outubro de 2010.
A Nintendo parecia feliz em descrever aos jogadores ocidentais o quanto os japoneses adoraram Dragon Quest IX, e que eles também iriam poder curtir o jogo no dia 11 de julho de 2010.
Resultado: Os estúdios evitam divulgar datas específicas de lançamento até que eles tenham a certeza de que podem cumpri-las. E a Nintendo, que sabe disso mais do que ninguém, acertou na mosca com DQIX, que foi lançado em 11/07/2010, como prometido.
A empresa anunciou seu novo Metroid, na conferência da E3 de 2009 e, em 2010, ela estava pronta para dizer que Other M estaria nas lojas em 31 de agosto de 2010.
Resultado: Novamente, com o mundo inteiro de olho, a Nintendo não iria oferecer uma data tão específica se não estivesse preparada para mantê-la. O jogo lançado no último dia de agosto, como prometido.
Para fechar a parte de software do show, a Nintendo anunciou que a desenvolvedora da série Metroid Prime, Retro Studios, tinha aceitado um novo desafio: trazer Donkey Kong Country de volta. Depois de um trailer simpático, a Nintendo anunciou que Donkey Kong Country Returns estaria pronto até o final de 2010.
Resultado: Donkey Kong Country Returns foi lançado em 21 de novembro.
A Nintendo esperou até o fim do show para lançar suas bombas, apresentando o 3DS e nos dando um gostinho do que ele poderia fazer. Algumas das novas funções de hardware do console foram detalhadas. A Nintendo afirmou que o 3DS teria uma tela de 3.5 polegadas tridimensional em cima, com uma tela menor e sensível ao toque em baixo, que não iria exibir imagens em 3D. Teria um botão regulador de 3D que os jogadores poderiam usar para modular o “nível” de 3D ou desligá-lo. Eles também acrescentaram um controlador analógico, um sensor de movimento, um sensor giroscópico e uma câmera 3D.
A Nintendo também falou da capacidade do 3DS de “baixar atualizações e se comunicar com outros aparelhos sem fio”, mas não explicou completamente as possibilidades – além de baixar atualizações de firmware e DLC.
Por último, a Nintendo timidamente mencionou que o 3DS seria capaz de reproduzir filmes e trailers de filmes em 3D, mas enfatizou que não tinha certeza de quanto conteúdo estaria disponível ou quando ele estaria pronto.
Resultado: Quase tudo o que eles disseram virou realidade. A tela 3D é de 3.5″, e todas as outras características técnicas (câmera 3D, tela de toque, sensor de movimento, etc) estão na versão comercial do console.
A capacidade de downloads automáticos acabou dividida em duas características. Uma foi renomeada para “Street Pass”, e permite que sistemas 3DS façam ligação sem fio quando em proximidade uns com os outros. Já o “Spot Pass” liga automaticamente o 3DS a uma rede wi-fi sempre possível, permitindo ao console baixar atualizações automaticamente.
Quanto aos filmes em 3D e trailers, a Nintendo liberou recentemente no 3DS o vídeo para a música White Knuckles da banda Ok Go, provando que o console é fisicamente capaz de reproduzir conteúdo além de games em 3D. É um ponto discutível, no entanto, já que o serviço de DLC on-line do 3DS, chamado o E-Shop, não estreou ainda. Não há nenhuma maneira de os jogadores obterem vídeos, 3D ou não. O serviço agora está previsto para ir ao ar durante a E3 2011.
A Nintendo não disse muito sobre os jogos que estava fazendo para o 3DS, mas anunciou o retorno da série Kid Icarus com Uprising. Muito pouco foi mostrado do jogo além do fato de que o combate deveria incluir espadas e arco-e-flechas e que haveria tanto segmentos de vôo quanto fases na terra. O trailer terminou com um muito ambíguo “em breve”.
Resultado: Eu não sei o que “em breve” significa para você, mas mais de um ano parece ser um tempo muito longo para mim. Kid Icarus: Uprising está agendado atualmente para lançamento no “verão” (nosso inverno) de 2011, o que significa que estará nas lojas algum momento entre o começo de junho (pouco provável) e o final de agosto.
Construir um portátil que apresentasse gráficos 3D sem óculos foi impressionante. Mas mais surpreendente foi ver a Nintendo anunciando uma enorme lista cheia de estrelas do desenvolvimento que estavam fazendo jogos para o 3DS. Declarando que o 3DS seria lançado com mais apoio de terceiros do que qualquer outra plataforma da Nintendo, mostrou uma lista parcial de seus parceiros de desenvolvimento mais célebres.
Activision
Atlus
AQ
Majesco
Namco Bandai
Capcom
EA
Harmonix
Hudson
Konami
Tecmo Koei
Level-5
MMV
Rocket
Square Enix
Tomy
T2
THQ
Ubisoft
WB Games
Depois de mostrar a lista, a Nintendo falou sobre os projetos de alguns desses parceiros, revelando que muitos desses estúdios estavam fazendo versões para 3DS de suas maiores franquias. A Activision e a Harmonix Vicarious Visions estavam criando um DJ Hero 3D. A Level-5 anunciou Professor Layton and the Mask of Miracle. A Square-Enix estava fazendo um jogo da série Kingdom Hearts. A THQ estava trabalhando em um novo Saint’s Row. A EA planejava lançar versões de FIFA e Madden. A Capcom anunciou que estava trabalhando em um novo Resident Evil. A Ubisoft anunciou Assassin’s Creed: Lost Legacy. Finalmente, a Warner Brothers Games não anunciou um jogo, em si, mas um slide foi mostrado com o seu logotipo e um símbolo do Batman.
Resultado: Certo, alguns desses jogos já saíram, alguns estão a caminho, e alguns… ficam entre a incógnita e o cancelamento. Vamos analisar:
DJ Hero 3D: DJ Hero 3D não foi oficialmente cancelado, mas o senso comum diz que ele nunca irá ver a luz do dia. A Activision disse que não vai lançar nenhum jogo de música este ano, e a Vicarious Visions, dada a sua posição delicada no momento, provavelmente vai deixar isso cair no esquecimento.
Professor Layton and the Mask of Miracle: O mais recente jogo Layton foi um título de lançamento para o 3DS japonês. Está atualmente previsto para ser lançado na América do Norte ainda este ano.
Kingdom Hearts: Kingdom Hearts para 3DS ganhou um subtítulo (Dream Drop Distance), e seu trailer garante que ele irá ser lançado em janeiro.
Saint’s Row: A versão de 3DS para Saint’s Row ia ser uma versão portátil do game para Xbox Live Arcade e PSN, Saint’s Row: Drive By. No início deste mês, o desenvolvimento de Drive By havia sido cancelado. Portanto, mesmo que o jogo de 3DS nunca tenha sido oficialmente cancelado pela THQ, é seguro dizer que ele caiu.
Madden e da FIFA: Madden foi um título de lançamento para o 3DS. FIFA, que agora é FIFA 2012, é esperado para sair ainda este ano, mas nenhuma data específica foi dada.
Resident Evil: Desde a E3, o jogo para 3DS de Resident Evil tornou-se dois jogos separados. Resident Evil: Mercenaries, uma versão individual do modo “time attack”, presente em muitas dos jogos anteriores da série, estará nas lojas em 28 de junho. Já Resident Evil: Apocalipse, que é provavelmente o jogo que eles apresentaram na feira, é uma história completamente nova, que acontece entre Resident Evil 4 e Resident Evil 5. Tem data de lançamento planejada para 2012.
Assassin’s Creed Lost Legacy: Eu nunca mais ouvi falar desse jogo fora do evento de 2010. Nenhum rumor. Nenhuma notícia. Nada.
Jogo sem nome do Batman: Não há como saber se um jogo do homem-morcego vai existir e como ele será. Talvez um complemento para o aguardado Arkham City? Talvez uma versão 3DS do recém-anunciado shooter Gotham City Imposters? Talvez haja um jogo totalmente novo chegando e nós ainda não ouvimos nada sobre ele.
Metal Gear Solid: A Konami está refazendo Metal Gear Solid 3: Snake Eater para o 3DS. Metal Gear Solid 3: Snake Eater 3D Edition será lançado em novembro 2011.
Resultado parcial da telesena final:
O consenso foi de que a Nintendo fez o melhor trabalho entre as três fabricantes de consoles. Na retrospectiva, parece que, enquanto eles tiveram o melhor desempenho, eles foram os menos capazes de apoiar suas reivindicações. Sim, eles conseguiram lançar todos os jogos de Wii e DS que mostraram. O modelo do 3DS que eles mostraram na E3 é basicamente o que eles lançaram no início deste ano. Mas quando pensamos em suas maiores e mais importante em declarações – os jogos para 3DS -, a gigante japonesa dos games fica “mal na fita”. O fracasso em conseguir lançar alguns desses jogos junto com o seu novo console resultou em um fracasso nas vendas do Nintendo 3DS.
E essas foram as promessas de 2010. Com certeza, nós teremos um sem fim de novas promessas para a lista daqui duas semanas, durante a E3 2011. E como dizem, nós “vamos estar vendo isso aí”.
0 comentários:
Postar um comentário