A Nintendo voltará a ter lucro em 2012 ajudada pela desvalorização do iene, afirmou a companhia nesta quinta-feira (26), quando anunciou seu primeiro prejuízo operacional anual, resultado de menores vendas do console Wii e do portátil 3DS.
Para o ano financeiro que vai até 31 de março de 2013, a Nintendo prevê um lucro operacional de 35 bilhões de ienes (US$ 429,9 milhões), abaixo da estimativa consensual de 40 bilhões de ienes em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S com 20 analistas. O prejuízo operacional de 37,3 bilhões de ienes (cerca de US$ 457 milhões) no ano recém-acabado foi menor que a estimativa consensual de 41,4 bilhões de ienes.
Mudança de hábitos
A companhia, que teve seu início em 1889 fabricando baralhos, foi atingida por uma queda radical nas vendas de seus Wii, o console portátil DS e sua nova versão, o 3DS.
Há um ano, a Nintendo esperava vender 13 milhões de consoles Wii, 16 milhões de consoles portáteis 3DS e 11 milhões de DS no ano fiscal. Em janeiro passado, a empresa reduziu sua meta de vendas para os três produtos, abaixando sua previsão relativa ao Wii em 3 milhões de unidades, as expectativas de vendas do 3DS em 2 milhões de unidades e levando à metade suas perspectivas para o DS.
Prometendo retornar sua empresa ao lucro no trimestre fiscal, o presidente-executivo da Nintendo, Satoru Iwata, culpou a valorização do iene e as fracas condições econômicas na Europa pela queda nas vendas. Não é necessário repensar ou mudar os planos para o novo console da Nintendo, o Wii U, insistiu.
Mas o que a Nintendo enfrenta é uma mudança fundamental em hábitos ligados a videogames, que analistas argumentam que pode exigir que a empresa reduza seus negócios de hardware e, ao invés disso, busque lucros baseados em "Super Mario" e outros jogos para aparelhos desenvolvidos por outras empresas.
Seu rival emergente é a Apple, que já é concorrente do titã japonês Sony, e cujos produtos versáteis — o iPhone, o iPad e supostos projetos de um controle para games e "iTV" – estão colocando a companhia em posição de conseguir espaço no mercado de videogames que a Nintendo já chegou dominar.
Mais games de Mario
Na tentativa de levantar as vendas, a Nintendo aposta no lançamento de jogos do seu fiel mascote, o encanador Mario. No segundo semestre, o portátil Nintendo 3DS receberá "New Super Mario Bros. 2", que traz um esquema de jogo clássico da franquia como nos consoles da década de 1980. Já para o novo console Wii U, Shigeru Miyamoto, criador do personagem, irá anunciar um título novo durante a feira Electronic Entertainment Expo (E3), que ocorre nos Estados Unidos em junho.
Outra aposta da Nintendo está nos Pokémon. Os bichinhos aparecerão em "Pokémon Black & White 2", sequência do game de sucesso lançado em 2011. Já "Animal Crossing", um dos clássicos da empresa, mas que não tem tanto apelo do público em geral, deve chegar ao 3DS.
Miyamoto ainda apresentará uma nova versão da série "Pikmin", outro game clássico da empresa que foi lançado para o GameCube. No jogo, era necessário controlar o astronauta Olimar que precisa consertar sua nave para voltar ao seu planeta e usa os Pikmins, seres deste mundo, para ajudá-lo na missão.
Fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário