Gta: Nem Os Carros Escapam Da Ironia



Quinto game da série será lançado no primeiro semestre de 2013, mas nós da Autoesporte mostramos como a série aborda o mundo automotivo

imagem


  A série de jogos GTA é mais conhecida pela polêmica causada pela violência desmedida. Isso vem desde o lançamento do original em 1997. Só que os Automaníacos também se lembram dos automóveis. O jeito engraçado de se referir ao mundo automotivo não mudou ao longo de toda a série. Enquanto o jogo evoluía primeiro da visão vista por cima até o esquema de três dimensões introduzido no GTA III de 2001, os carros também passaram a ser retratados de maneira mais realista. Ao mesmo tempo em que você pode reconhecer no jogo muitos modelos da vida real, a produtora Rockstar evita usar os nomes de batismo originais. Tudo para se esquivar de possíveis processos. Então o jeito é usar apelidos curiosos que muitas vezes são paródias dos carros reais ou simples trocadilhos. 

Os automóveis não são as únicas vítimas da paródia que reina na série. A coisa é bem mais séria. A produtora faz piadas com as próprias marcas e chega ao requinte de reproduzir a linha inteira de produtos de alguns fabricantes. Caso da Chevrolet, que é rebatizada no jogo como Declasse. Outro exemplo é a também fictícia Emperor, que produz automóveis parecidos com os da Lexus e, de quebra, tem logomarca inspirada na da Toyota, a dona da marca de luxo. Nem os ícones escapam. A Ferrari é imitada pela marca Grotti, que produz o Turismo, cópia fiel da Ferrari 360. Porém, a grande piada da Grotti está no símbolo: um cavalo sentado. 

Além das paródias que perdoa os fabricantes e seus automóveis, os jogos da série costumam fazer referências ao mundo automotivo em outdoors, concessionárias e, até mesmo, propagandas igualmente irônicas. No GTA Vice City passado nos anos 80, o jogador pode ouvir em um dos canais de rádio uma propaganda da coalizão Buy American, que reproduz o ambiente protecionista do mercado americano daquela época, em que a invasão em larga escala dos importados japoneses estava a toda. A propaganda não deixa de fazer piada e diz "por que comprar um mais barato e eficiente Maibatsu (baseada na Mitsubishi) se você pode comprar um carro americano?", ainda que esses sejam considerados piores pelo anúncio. Para você ter uma ideia da brincadeira, nós da Autoesporte reunimos alguns exemplos de carros que foram rebatizados no jogo. 

^
Imponte Dukes ? Dodge Charger

imagem


Além da ironia, a série sempre apelou para muitas referências culturais. É o caso do nome escolhido para esse muscle car totalmente baseado no Dodge Charger de segunda geração que ficou mais famoso como o General Lee da série Dukes of Hazzard, ou Os gatões. Por isso o nome Dukes. Embora a marca Imponte produza essa cópia de um Dodge, os seus demais carros são inspirados em Pontiacs. 
^
Mammoth Patriot ? Hummer H1 e H2

imagem


Aqui a referência é clara. Como o Hummer se baseia nos Humvees das forças armadas norte-americanas, o rebatismo faz todo sentido. Afinal, mais patriótico do que isso, impossível. Quando surgiu no GTA III era baseado no H1, que tinha forte parentesco com o Humvee original, mas no GTA IV virou uma cópia do mais civilizado H2. O nome da marca em inglês diz tudo: mamute. 

Pegassi Infernus ? Lamborghini Diablo/Countach/Murciélago 
imagema

Esse surgiu em GTA III com um nome infernal para fazer justiça ao Lamborghini Diablo, no qual se inspirou. O caso de amor com a Lambo se repetiu no GTA Vice City. Como o jogo se passava nos anos 80, o modelo de inspiração passou a ser o Countach. Em San Andreas, ambientado em 1992, o esportivo passa a ser baseado no Honda NSX. Mas logo voltou a musa original em GTA IV, quando o Infernus se baseou no Murciélago. 
^
Karin Dilettante ? Toyota Prius

imagem


Esse investe na ironia. Tido nos Estados Unidos como um carro politicamente correto para os ambientalmente engajados, o Prius foi rebatizado como Dilettante, ou diletante. Originalmente, a palavra designa alguém apaixonado pela arte, que curte a coisa mesmo sem ser um especialista. Mas também indica os amadores que não tem muita ligação com o assunto. No caso do jogo, a crítica atinge os donos que compram o híbrido apenas para serem visto como ambientalmente responsáveis. Ou seja, a Karin é a Toyota da série. 
^
Declasse Sabre ? Oldsmobile Cutlass

imagem


Esse entrega o parentesco com o Cutlass não apenas nas formas. O nome Cutlass designa um tipo de sabre chamado pelos franceses de sabre de abordagem, pois era utilizado pelos piratas na hora de abordar um navio. A Declasse faz paródia da Chevrolet, mas como a Oldsmobile era do grupo General Motors, está tudo em casa. A própria Oldsmobile é representada na série pela marca Classique. 
^
Albany Washington ? Lincoln Town Car

imagem


O nome é bem apropriado, afinal, o Lincoln é um dos carros mais usados para fazer as limusines que levam os poderosos dos Estados Unidos. No GTA IV é uma cópia perfeita dos últimos Town Car. Embora faça essa réplica do Lincoln, a marca parodia mesmo a Cadillac. 
^
Declasse Voodoo ? Chevrolet Impala

imagem


O nome adotado no jogo indica que o modelo é adorado pelas gangues haitianas e, por isso mesmo, seria ligado ao culto do Haiti. A visão preconceituosa sobre os haitianos rendeu dor de cabeça desde o GTA Vice City de 2002. E o carro já representou a segunda e terceira gerações da banheira. 
^
Faggio ? Piaggio Vespa

imagem


O pequeno scooter que surgiu em Vice City faz uma clara referência ao fabricante italiano Piaggio não apenas no desenho dos modelos, como também no batismo. No início, a motoneta se inspirava na famosa Vespa. Agora a fonte é a mais moderninha Piaggio Zip. 
^
Invetero Coquette - Chevrolet Corvette

imagem


Pelo nome já não precisa nem dizer qual foi a inspiração. Em GTA IV é um superesportivo baseado no Corvette C6. O rebatismo é mais um trocadilho. Como se trata de um carro xclusivo, o modelo fictício não é produzido pela Invetero e não pela Declasse (ou Chevrolet), o que não impede de ser chamado de Declasse Coquette pela polícia nos alertas de rádio ouvidos durante perseguições. 
^
Albany Cavalcade ? Cadillac Escalade

imagem


Tal como no caso do Coquette, esse utilitário inspirado no grandalhão Escalade foi rebatizado com um nome parecido, mas mantém uma forte similaridade com a denominação original. A Albany faz uma brincadeira com a Cadillac e outros modelos da linha são reproduzidos como o Emperor (DeVille), Manana (Eldorado) e Presidente (CTS).


fonte: Revistaautoesporte/Globo




Sameera ChathurangaPosted By Sameera Chathuranga

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat contact me

Thank You

0 comentários:

Postar um comentário