Governo brasileiro investirá milhões para criar indústria nacional de jogos

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) informou que já está em gestação um programa para destinar recursos e incentivos para o crescente mercado de games. A participação do Brasil nesse mercado, atualmente, gira em torno de apenas 1%. 

O governo ainda está estudando maneiras de como vai destinar recursos para as novas empresas do setor. O valor do investimento ainda não está certo, porém está girando em torno de no mínimo R$ 5 milhões somente no próximo ano. Esses recursos retornarão para o governo por meio do lançamento de editais, em que os royalties da propriedade intelectual dos games seria dividida entre desenvolvedores e incubadoras. 

Segundo Rafael Henrique Moreira, coordenador-geral de serviços e programas de computador do MCTI, são três as áreas profissionais críticas que o governo quer mais desenvolver no país: a gerência de arte em games, ou seja, aquele profissional que desenha as telas; o roteirista dos jogos, que desenvolve as tramas e histórias; e os programadores, que combinam o conteúdo com as características de cada aparelho em que rodará o jogo. 

A Microsoft será parceira do governo e se prontificou a assinar, junto ao MCTI, um protocolo de entendimento para estimular no desenvolvimento da indústria nacional de jogos virtuais. Ainda segundo Moreira, a Nintendo (produtora do Wii) e a Sony (do PlayStation) também foram procuradas para ser parceiras no lançamento do plano. Segundo ele, a Nintendo recebeu a ideia de forma bastante positiva e avalia parcerias e investimentos maiores no Brasil.

Aparentemente, haverá recursos para todas as plataformas, incluindo-se software livre e Android. A parceria com outras empresas que vendem consoles é essencial para ajudar na infraestrutura, podendo adaptar as criações nacionais aos recursos disponíveis em cada console. 

Para Levy, presidente da Microsoft, o Brasil tem potencial para se transformar em um "centro de excelência mundial no desenvolvimento de games".



fonte: Radioblast



Sameera ChathurangaPosted By Sameera Chathuranga

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat contact me

Thank You

0 comentários:

Postar um comentário