Bom dia pessoal, você com certeza jogou jogos 3D, jogos 2D, e jogou 2.5D sem saber.
Aqui temos uma otima explicação:
2.5D (duas-dimensões-e-meia), também chamado de pseudo-3D, é um termo informal usado para descrever fenômenos visuais que aparentam ser tridimensionais mas, por alguma razão, não o são completamente, seja por não serem constituídos por entidades verdadeiramente tridimensionais, como nos casos de gráficos, ou por não permitirem um movimento completamente 3D — geralmente restrigindo-o a duas dimensões —, como no caso dos jogos eletrônicos. O conceito não é relacionado às ideias matemáticas modernas da dimensão não-inteira.
Quando o termo é aplicado com computação gráfica, ele se refere a um sistema de computador usando gráficos 2D para simular visualmente gráficos 3D. Um método para tal é quando uma imagem dimensional possui um canal de "profundidade" ou Z-buffer que pode agir como um mapa de altura, por exemplo. O termo é também usado para descrever cenas 3D que foram elaboradas completa ou parcialmente de um grupo de imagens dimensionais.
Embora o termo ser bastante restrito à computação gráfica, em especial nos videogames, ele também tem sido usado para descrever percepções visuais, especialmente em estereoscopia, que pode ser considerada 2.5D porque o ambiente tridimensional do observador é projetado nos planos dimensionais das retinas, que, mesmo dimensionais, ainda permitem percepção de profundidade.
Entendeu??? Se você não entendeu vai entender com as imagens abaixo:
ISSO É UM JOGO 3D (EM TRÊS DIMENSÕES):
ISSO É UM JOGO EM 2D (DUAS DIMENSÕES):
AGORA ISSO É UM JOGO 2.5D (DUAS DIMENSÕES E MEIA) [GERALMENTE FAZIA A GENTE PENSAR QUE ERA 3D]:
Viu, esse 2.5D já rodou no Atari, Nintendo, N64, Play 1, Play 2, GBA entre outros.
Aqui temos uma otima explicação:
2.5D (duas-dimensões-e-meia), também chamado de pseudo-3D, é um termo informal usado para descrever fenômenos visuais que aparentam ser tridimensionais mas, por alguma razão, não o são completamente, seja por não serem constituídos por entidades verdadeiramente tridimensionais, como nos casos de gráficos, ou por não permitirem um movimento completamente 3D — geralmente restrigindo-o a duas dimensões —, como no caso dos jogos eletrônicos. O conceito não é relacionado às ideias matemáticas modernas da dimensão não-inteira.
Quando o termo é aplicado com computação gráfica, ele se refere a um sistema de computador usando gráficos 2D para simular visualmente gráficos 3D. Um método para tal é quando uma imagem dimensional possui um canal de "profundidade" ou Z-buffer que pode agir como um mapa de altura, por exemplo. O termo é também usado para descrever cenas 3D que foram elaboradas completa ou parcialmente de um grupo de imagens dimensionais.
Embora o termo ser bastante restrito à computação gráfica, em especial nos videogames, ele também tem sido usado para descrever percepções visuais, especialmente em estereoscopia, que pode ser considerada 2.5D porque o ambiente tridimensional do observador é projetado nos planos dimensionais das retinas, que, mesmo dimensionais, ainda permitem percepção de profundidade.
Entendeu??? Se você não entendeu vai entender com as imagens abaixo:
ISSO É UM JOGO 3D (EM TRÊS DIMENSÕES):
ISSO É UM JOGO EM 2D (DUAS DIMENSÕES):
AGORA ISSO É UM JOGO 2.5D (DUAS DIMENSÕES E MEIA) [GERALMENTE FAZIA A GENTE PENSAR QUE ERA 3D]:
Viu, esse 2.5D já rodou no Atari, Nintendo, N64, Play 1, Play 2, GBA entre outros.
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