Grandes mudanças no mundo dos games - Empresas desenvolvedoras

Existem muitos artigos falando sobre erros em jogos que acarretaram em novos patamares para os games. Mas e sobre as empresas desenvolvedoras de games? E as "fichas" que são lançadas por um punhado de pessoas apenas para ver se um dia seriam reconhecidos?
Não, eu não serei chato de escrever mil páginas, principalmente que esse artigo é mais como forma de aguçar os membros do GAMEVICIO que possam ter informações para enriquecer esse humilde artigo.

Então vamos lá:

1 - Nintendo:

Seria uma blasfêmia não começar com a empresa Nintendo, que apenas coloco por desencargo de consciência. Entre Super Metroid e os WII games, a Nintendo tem seu lugar em nossos corações (eu digo pois meu primeiro console foi o Super Nintendo), principalmente pelo chumbo grosso de mais de 30 anos na criação de games, e mais de 120 anos de estrada (isso mesmo, desde a época em que a empresa produzia baralhos de jogos). O que faz ela tão especial? Dentre todas as alterações que ocorreram, podemos dizer que a que se faz mais significativa e surpreendente pra época foi colocar uma heroína em um jogo extremamente agressivo, e pasmem, sem ter roupas provocantes e sim uma armadura estelar, e é assim que se construiu Metroid e toda a sua série... Os games WII e sua tecnologia não preciso comentar, foi um pontapé para que se instigasse a construção de novos mecanismos de movimentos sem controle.




imagem


imagem


2 - Konami:

Só de se ter em sua história o título de maior produtora (em números) de games (inclusive para SNES, coisa que acarretou a uma briga entre a Nintendo Corporation. Mas não só por isso, mas pelo simples fato de ter criado grandes títulos para a maioria dos consoles e para PC. Falarei sobre dois que me chamam atenção: A série Metal Gear e a série Castlevania. Metal Gear pois foi o primeiro jogo que investia pesado em um novo estilo de game, os "stealth", no qual era exigido o maior silêncio e limpeza na realização das missões (estilo que depois ficaria muitíssimo conhecido pela série Splinter Cell, que falarei ainda neste artigo), e Castlevania pela forma como foi elaborada a história, não girando apenas em torno de um jogo de matar mosntros, mas que pela própria linhagem do "herói", podia-se criar empatia ou não com o personagem, surgindo uma nova forma de se ver os jogos, forma essa que seria abraçado pelos games atuais.

imagem


imagem


3 - Id Software:

O que falar da empresa que idealizou DOOM e QUAKE? Foi a empresa que idealizou a engine mais promissora do mercado, a QUAKE I engine(e depois a QUAKE II engine), sendo apenas modificada anos depois pela surpreendente Unreal engine. Já não bastasse os diversos títulos para PC e alguns consoles, ela galgou um novo estilo de games: FPS (first person shooter), os famosos jogos em 1ª pessoa.

imagem


imagem


4 - Ubisoft Montreal:

Minha nossa, quantos títulos que fizeram nossos dias felizes ( e continuam fazendo)... Mas hoje só falarei de dois que, na minha humilde opinião, trouxeram mudanças significativas ao mundo dos games: a série Splinter Cell e a série Assassin's Creed. Pegue um escritor famoso por suas histórias científicas-militares e peça ajuda dele e de seus livros para desenvolver a maior façanha no mundo dos jogos, que é desenvolver um jogo no qual não se precisa de ambientes de milhares de quilômetros reais, e sim a luminosidade deste ambiente, cada pedaço de madeira, escombro, viga, recheando o personagem principal de aparatos de espionagem que deixaria até James Bond com inveja, e para a cereja do bolo faça essa história ter uma cadência que te faça não querer parar de jogar, isso tudo é a série Splinter Cell, um épico da literatura de espionagem transformado em game.
Mas jogos com movimentações à lá Le Pakour não é tão novidade, temos o Prince of Persia, não é? E jogos com histórias também temos ao monte, um exemplo é o próprio Prince of Persia, mas o que faz a série Assassin's Creed tão diferente? A poesia que se transformou o jogo, com toda a estética que os desenvolvedores cuidadosamente elaboraram (a "visão de águia" é um troféu que a Ubisoft faz questão de mostrar em relação ao gráfico), as mecânicas de luta corpo-a-corpo e toda a história, que confunde a ficção com a história real.

imagem


imagem


5 - Quantic Dream:

Me desculpem pela falta de imparcialidade neste momento, mas desafio a encontrar algum game que essa empresa tenha desenvolvido e que não tenha servido de base para o conceito de jogos nesse estilo (XXXX), ela é quase Midas do mundo dos games... hahahaha
Não falarei de jogos nessa empresa, tudo que colocam a mão vira ouro, falarei apenas dos conceitos que foram dados aos novos games: a mistureba de estilos (FPS, com pitadas de aventura, RPG e muitos)para elaboração de um game atemporal e rejuvenescido sempre; os famosos "finais alternativos", dependendo das escolhas que fizer durante o jogo; os quebra-cabeças psicológicos mantidos nos diferentes momentos do jogo e outras tantas coisas.

imagem


imagem


imagem


Reconhecimento per Honoris causa:

-> Ion Storm Inc.:

Empresa que apenas coloco aqui pela criação da série Deus Ex, que firmou o conceito de mistura de estilos de game, e faz isso muito bem.



-> Apogee Software:

Não tem como deixar essa empresa de fora, desenvolvedora da série Duke Nukem, como seria o mundo hoje se não tivéssemos deixado os heróis certinhos de lado... E cenários certinhos também foram deixados de lado pelo personagem Duke Nukem, já que boa parte dos cenários eram destrutíveis ou poderiam ser marcados por balas, explosões e sangue.

imagem


-> Crytek:

Recebe o reconhecimento nem tanto pelos jogos (são poucos), mas pela engine criada por eles (no qual é utilizada até no meio acadêmico e pelo andar da carroagem, até nas salas de cirurgia), trazendo uma realidade em cada detalhe dos jogos no qual foram utilizados (Crysis e FarCry).

imagem



fonte GameVicio



Sameera ChathurangaPosted By Sameera Chathuranga

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat contact me

Thank You

0 comentários:

Postar um comentário