Existem muitos artigos falando sobre erros em jogos que acarretaram em novos patamares para os games. Mas e sobre as empresas desenvolvedoras de games? E as "fichas" que são lançadas por um punhado de pessoas apenas para ver se um dia seriam reconhecidos?
Não, eu não serei chato de escrever mil páginas, principalmente que esse artigo é mais como forma de aguçar os membros do GAMEVICIO que possam ter informações para enriquecer esse humilde artigo.
Então vamos lá:
1 - Nintendo:
Seria uma blasfêmia não começar com a empresa Nintendo, que apenas coloco por desencargo de consciência. Entre Super Metroid e os WII games, a Nintendo tem seu lugar em nossos corações (eu digo pois meu primeiro console foi o Super Nintendo), principalmente pelo chumbo grosso de mais de 30 anos na criação de games, e mais de 120 anos de estrada (isso mesmo, desde a época em que a empresa produzia baralhos de jogos). O que faz ela tão especial? Dentre todas as alterações que ocorreram, podemos dizer que a que se faz mais significativa e surpreendente pra época foi colocar uma heroína em um jogo extremamente agressivo, e pasmem, sem ter roupas provocantes e sim uma armadura estelar, e é assim que se construiu Metroid e toda a sua série... Os games WII e sua tecnologia não preciso comentar, foi um pontapé para que se instigasse a construção de novos mecanismos de movimentos sem controle.
2 - Konami:
Só de se ter em sua história o título de maior produtora (em números) de games (inclusive para SNES, coisa que acarretou a uma briga entre a Nintendo Corporation. Mas não só por isso, mas pelo simples fato de ter criado grandes títulos para a maioria dos consoles e para PC. Falarei sobre dois que me chamam atenção: A série Metal Gear e a série Castlevania. Metal Gear pois foi o primeiro jogo que investia pesado em um novo estilo de game, os "stealth", no qual era exigido o maior silêncio e limpeza na realização das missões (estilo que depois ficaria muitíssimo conhecido pela série Splinter Cell, que falarei ainda neste artigo), e Castlevania pela forma como foi elaborada a história, não girando apenas em torno de um jogo de matar mosntros, mas que pela própria linhagem do "herói", podia-se criar empatia ou não com o personagem, surgindo uma nova forma de se ver os jogos, forma essa que seria abraçado pelos games atuais.
3 - Id Software:
O que falar da empresa que idealizou DOOM e QUAKE? Foi a empresa que idealizou a engine mais promissora do mercado, a QUAKE I engine(e depois a QUAKE II engine), sendo apenas modificada anos depois pela surpreendente Unreal engine. Já não bastasse os diversos títulos para PC e alguns consoles, ela galgou um novo estilo de games: FPS (first person shooter), os famosos jogos em 1ª pessoa.
4 - Ubisoft Montreal:
Minha nossa, quantos títulos que fizeram nossos dias felizes ( e continuam fazendo)... Mas hoje só falarei de dois que, na minha humilde opinião, trouxeram mudanças significativas ao mundo dos games: a série Splinter Cell e a série Assassin's Creed. Pegue um escritor famoso por suas histórias científicas-militares e peça ajuda dele e de seus livros para desenvolver a maior façanha no mundo dos jogos, que é desenvolver um jogo no qual não se precisa de ambientes de milhares de quilômetros reais, e sim a luminosidade deste ambiente, cada pedaço de madeira, escombro, viga, recheando o personagem principal de aparatos de espionagem que deixaria até James Bond com inveja, e para a cereja do bolo faça essa história ter uma cadência que te faça não querer parar de jogar, isso tudo é a série Splinter Cell, um épico da literatura de espionagem transformado em game.
Mas jogos com movimentações à lá Le Pakour não é tão novidade, temos o Prince of Persia, não é? E jogos com histórias também temos ao monte, um exemplo é o próprio Prince of Persia, mas o que faz a série Assassin's Creed tão diferente? A poesia que se transformou o jogo, com toda a estética que os desenvolvedores cuidadosamente elaboraram (a "visão de águia" é um troféu que a Ubisoft faz questão de mostrar em relação ao gráfico), as mecânicas de luta corpo-a-corpo e toda a história, que confunde a ficção com a história real.
5 - Quantic Dream:
Me desculpem pela falta de imparcialidade neste momento, mas desafio a encontrar algum game que essa empresa tenha desenvolvido e que não tenha servido de base para o conceito de jogos nesse estilo (XXXX), ela é quase Midas do mundo dos games... hahahaha
Não falarei de jogos nessa empresa, tudo que colocam a mão vira ouro, falarei apenas dos conceitos que foram dados aos novos games: a mistureba de estilos (FPS, com pitadas de aventura, RPG e muitos)para elaboração de um game atemporal e rejuvenescido sempre; os famosos "finais alternativos", dependendo das escolhas que fizer durante o jogo; os quebra-cabeças psicológicos mantidos nos diferentes momentos do jogo e outras tantas coisas.
Reconhecimento per Honoris causa:
-> Ion Storm Inc.:
Empresa que apenas coloco aqui pela criação da série Deus Ex, que firmou o conceito de mistura de estilos de game, e faz isso muito bem.
-> Apogee Software:
Não tem como deixar essa empresa de fora, desenvolvedora da série Duke Nukem, como seria o mundo hoje se não tivéssemos deixado os heróis certinhos de lado... E cenários certinhos também foram deixados de lado pelo personagem Duke Nukem, já que boa parte dos cenários eram destrutíveis ou poderiam ser marcados por balas, explosões e sangue.
-> Crytek:
Recebe o reconhecimento nem tanto pelos jogos (são poucos), mas pela engine criada por eles (no qual é utilizada até no meio acadêmico e pelo andar da carroagem, até nas salas de cirurgia), trazendo uma realidade em cada detalhe dos jogos no qual foram utilizados (Crysis e FarCry).
fonte GameVicio
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